4 formas como a tecnologia ajuda nas vendas

4 formas como a tecnologia ajuda nas vendas

Esqueça aqueles debates nos quais os benefícios e malefícios da tecnologia são o assunto principal. Eles existem há muitas décadas e contam com dois grupos muito determinados: os que acreditam que a tecnologia é a maior vilã na história da humanidade e os que conseguem ver como ela pode tornar-se nossa aliada. Mas como a tecnologia ajuda nas vendas?

Uma verdade é que se antes tudo que vinha da tecnologia era novidade, hoje esse cenário inverteu. Grande parte da sociedade já reconheceu sua importância e faz uso da internet, por exemplo, e somente no Brasil, em março de 2015 cerca de 284 milhões de pessoas tinham uma linha de celular ativa– e esse número cresce a cada dia.

A tecnologia está à nossa volta das mais variadas formas possíveis. Para um vendedor, é fundamental saber quais são as tendências do seu mercado e hoje estar conectado já não é mais uma vantagem, é um requisito. Tudo que é tecnológico assusta e traz para as pautas de discussões o futuro das tarefas e rotinas. Pensando exatamente nisso,  sabemos que muitos profissionais ainda não entendem como a tecnologia transforma o processo de vendas para melhor e por isso trouxemos 4 pontos que vão mudar essa ideia. Confira!

#1 Mudança na forma como você encontra seu cliente

Se antes você precisava de muito dinheiro para investir em uma campanha publicitária que nem sempre traria resultados, hoje essa dinâmica mudou. Com a ajuda do Marketing Digital você consegue investir seu dinheiro de forma muito mais focada e bem direcionada.

Anúncios em jornais, por exemplo, podiam até parecer uma ótima ideia pela quantidade de pessoas que seriam atingidas, mas pense em quantas dessas pessoas realmente eram o público daquela campanha que estava sendo veiculada e se serão convertidas.

O Marketing atual permite que empresas pequenas façam grandes ações. Isso é completamente diferente do que víamos na década de 90 e início dos anos 2000, por exemplo. A publicidade de impacto que estava toda nas mãos de grandes empresas já consolidadas que estavam apenas reforçando suas marcas no público.

Pense nos Mamíferos da Parmalat, em que toda criança queria sua coleção de pelúcias, ou nos anúncios da Bombril que durante mais de uma década contou com o mesmo garoto propaganda.

Eles fizeram o sucesso e atingiram o público como desejavam? Sim. Mas pense em seus concorrentes naquela época. Quais chances teriam de chegar até suas personas? Hoje isso mudou.  Com o Inbound Marketing, por exemplo, acaba o cenário de empurrar um produto ou serviço para seu cliente. Agora você vai educá-lo para entender a necessidade do seu produto e como você pode resolver uma dor desse cliente.

Se você quer entender mais sobre Marketing Digital, leia o texto completo que trouxemos sobre o assunto!

#2 CRM e tecnologia

Lembra daquelas correspondências nada pessoais que recebíamos – e recebemos – em época de Natal ou no mês do nosso aniversário? Pois é, elas são mensagens em massa e que muitas vezes trazem a sensação de que para aquela empresa somos somente mais um número em seu banco de contatos. No entanto, a tecnologia te ajuda a acabar com esse abismo existente entre seu cliente e você, tornando essa relação mais próxima e verdadeira.

Esperar por um retorno, marcar um compromisso na agenda, guardar na memória todas as informações que o cliente te falou em um atendimento. Isso te parece familiar?

Mesmo que você faça isso há muitos anos e ache que assim está dando resultado, saiba que existe uma outra forma de trabalhar que te entrega muito mais resultados.

O CRM é uma estratégia que coloca seu cliente como foco do seu trabalho. Aliado à essa estratégia estão os softwares como o Moskit, que trazem funcionalidades específicas para essa forma de trabalho.

Vamos imaginar que você seja um vendedor de carros. Sem a tecnologia do CRM, provavelmente você ficaria sentado em sua mesa esperando o cliente entrar na concessionária ou folheando sua agenda em busca de algum nome e telefone para fazer uma ligação, sem nem saber o que iria falar. Quais eram os resultados vindos disso?

Com o CRM, você terá todos os contatos cadastrados – sejam eles apenas prospects ou negócios já fechados -, negócios abertos, Funil de Vendas com todas as etapas das suas vendas, atividades agendadas e filtros para relatórios.

Sabemos que muitas equipes podem apresentar dificuldades em mudar a forma com que trabalham por acharem que “em time que está ganhando não se mexe”. Mas olhe para sua concorrência e avalie: será que seu time realmente está ganhando?

#3 Você consegue medir resultados

Um dos maiores pesares de uma gestão é não conseguir medir resultados. Isso é extremamente prejudicial para sua equipe de vendas. Quando falamos em medir resultados, estamos falando em ir além dos números de vendas fechadas no fim de um mês.

Pensamos em um Funil de Vendas detalhado, no qual é possível visualizar quantos contatos foram entregues pelo Marketing e quantos foram percorrendo o caminho ideal, ou seja, convertendo a cada etapa. Além disso, para quem já coloca em prática o Marketing Digital, também é possível ter acesso ao número de visitantes em seu blog, cliques em links, quantos acessos vieram de redes sociais, etc.

Com aplicativos e softwares que possibilitam a visualização dessas métricas, é possível planejar e analisar muito mais dados e com isso corrigir o que está errado em seu processo de vendas e manter o que está trazendo bons resultados.  

Além disso, com os filtros certos dentro do CRM que você usa, você tem disponível detalhadamente as informações que está buscando.

#4 Seu tempo é otimizado

“Tempo é dinheiro”, nas vendas essa é uma verdade. Se você perde muito tempo com alguma atividade pode deixar de atender um cliente, o que consequentemente significa deixar de vender para ele.  A tecnologia te poupa muito tempo, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Pense em como era para entrar em contanto com alguém há 20 anos. Pessoalmente, telefone fixo, até mesmo carta.

Hoje você tem em mãos (literalmente), inúmeras formas de falar com seu cliente. Ligações, SMS, WhatsApp, Facebook, e-mail, todas essas são maneiras de se fazer presente e lembrado. É importante não esquecer que se você deixa seu futuro cliente dias sem um contato seu, as chances de que ele opte por um concorrente que lhe deu mais atenção são grandes, mesmo que seu produto seja melhor. É preciso vender mais do que um produto. Ofereça um atendimento de qualidade e surpreenda positivamente.

Para todo processo de vendas, saber usar a tecnologia ao seu favor é o segredo. Planeje juntamente com seu time de Marketing e Comercial quais ferramentas usar e o que melhor se adapta à rotina de vocês.  Se ainda não conhece o Moskit CRM, comece hoje seu teste grátis e veja sua empresa alcançar resultados de impacto!