Quando fui comprar minha última guitarra na loja de instrumentos, um amigo estava me acompanhando. Analisei os mais variados modelos, tamanhos, pesos, qualidade da madeira e também não deixei de testar diversos timbres, pesos e até a envergadura do braço do instrumento.

O amigo que me acompanhava, já entendiado, perguntou se eu não estava sendo perfeccionista demais, e se todas as guitarras não faziam exatamente a mesma coisa.
Pode parecer exagero considerar tudo isso só pra comprar uma guitara, mas quem toca entende que ela será sua companheira por muito tempo em diante e definitivamente ninguém quer ter um investimento perdido.

Na hora de escolher um CRM para sua equipe comercial não é muito diferente disso. Afinal, é o sistema que todos os seus vendedores vão trabalhar diariamente. Você deve considerar integrações, funcionalidades, suporte, mobilidade, dentre outros pontos importantes.
teste-moskit-crm

O objetivo do texto não é apontar as melhores funcionalidades para sua empresa, isso você encontra de monte por aí. O que vou mostrar são outros pontos que vão te ajudar a escolher a melhor ferramenta e a importância de considerá-los.

O CRM certo pra você é o que te atende bem e não o que tem todas as funções

Um erro muito comum que gestores e gerentes fazem ao procurarem um CRM para suas empresas, é criar necessidades na cabeça deles. Criar necessidades que nem precisam e que ninguém vai atender.

Por exemplo, me lembro de um dia que fui conversar com um lead que assinou o teste grátis do Moskit CRM e também estava testando vários outros softwares. Seu processo de vendas era bem simples e ele não precisava mais do que o básico pra dar muito certo.

Depois de testar alguns softwares, anotou funcionalidades que não eram necessárias pra ele e passou a considerá-las como importantes, dando grande peso na decisão do sistema certo.

Ele tinha somente três vendedores e anotou em pauta pontos como gestão de equipes, possibilidades de integrações que ele nem precisaria e funções que só uma empresa de grande porte tiraria proveito.

A verdade é que a maioria das pessoas gosta de analisar com base no que querem ser ou onde querem chegar, e não onde estão atualmente. Então é comum que uma startup de três vendedores, na hora de procurar um software, já procure um para uma equipe de 15 vendedores, que é onde pretendem chegar.

Pode parecer que não, mas isso ofusca sua visão na hora de tomar uma decisão realista. É importante fazer essa análise com base em dados e situações reais.

Interface e disposição de dados é tão importante assim?

Sim, é importante. Sabe por que? Engajamento.

Se procurarmos sinônimos da palavra 'engajamento', encontraremos: empenho, compromisso, participação, envolvimento.

Quem tem experiência com CRM sabe que o engajamento da equipe é um dos pontos mais difíceis de se obter, pois não depende somente da vontade que um gestor tem de vender mais, depende do próprio time de vendas utilizar da maneira correta e se dedicar pra isso.

O fato de eles estarem ou não engajados depende de vários fatores, como:

  • Da maneira como a ideia foi apresentada a eles lá no início, se entenderam ou não a estratégia de CRM e estão dispostos a aderir. A ferramenta deve ser aliada da equipe, não inimiga.
  • Se a estratégia está centralizada no CRM. Todos os vendedores devem estar utilizando, caso contrário não funcionará.

Eu explico mais detalhadamente sobre isso neste texto: porquê sua estratégia de CRM vai falhar.

Procure um CRM que cresça junto com você

Muitas pessoas esquecem de considerar isso, mas é importante avaliar esses pontos:

  • O sistema está em constante crescimento?
  • Recebe atualizações e novas funcionalidades com uma frequência regular?
  • Tem alguma área para sugestões? A empresa ouve os próprios clientes?
  • Você consegue conversar com a equipe? Como é o suporte?

Essas dentre muitas outras questões podem indicar um sistema que não está estagnado no tempo e que a cada mês está um pouquinho melhor.

Isso vai te dar a confiânca na ferramenta e você não vai ter aquele sentimento de que logo que sua empresa crescer um pouco mais, terá que migrar para um software mais avançado.

E como no CRM, não tem sensação melhor do que a de acertar na escolha da guitarra.

Se você quer usar um CRM que se preocupa com os clientes e que pode ter certeza que não vai ficar pra trás, clique aqui e faça um teste grátis no Moskit.