Por que criar filtros poderosos para gerenciar seus contatos?

Por que criar filtros poderosos para gerenciar seus contatos?

Durante todo o tempo que produzo conteúdo para a área de vendas e busco entender mais das rotinas nos mais diversos modelos de negócios, algumas dúvidas em comum às equipes de vendedores acabam aparecendo.

Um ponto específico – e crítico – que noto a cada e-mail que recebo ou comentário que leio é que saber como administrar todos os contatos que chegam e clientes que já estão em carteira é uma dificuldade extremamente presente no dia a dia comercial.

Por isso, hoje o conteúdo é sobre gerenciamento de contatos. Quais as vantagens que o uso de um CRM traz para solucionar esse desafio? Confira a seguir!

Nós já falamos sobre a importância do relacionamento com o cliente, de como trabalhar com um CRM e fidelização de clientes. Mas o que trouxemos hoje vai além disso. Resolvemos mostrar como uma funcionalidade específica do CRM pode solucionar situações que impedem um vendedor de alcançar suas metas.

Problemas na rotina de um gerente

O papel de um gerente é dar a orientação que sua equipe precisa para atingir o objetivo, guiar pelo melhor caminho e, claro, acompanhar tudo o que está sendo feito por seus vendedores para tentar corrigir possíveis problemas. Então, o que pode ser feito dentro do CRM pra ajudar nesse trabalho?

Primeiro, o gestor deverá instruir toda sua equipe no uso do CRM e mostrar quais serão as vantagens na prática. Para quem ainda tem dificuldade nessa etapa, leia o material que já trouxemos sobre isso!

Depois, com pouco tempo de uso você já conhecerá toda a ferramenta e saberá como funciona o cadastro de contatos, agendamento de atividades e visualização do funil de vendas, por exemplo.

Então, a partir de agora, vamos citar as situações que podem ser *solucionadas por meio dos filtros *que você encontra no Moskit.

Filtro #1 – Clientes não atendidos: Um cliente não atendido é uma venda a menos para sua meta. Não perder o timing do atendimento é algo fundamental pra equipes que desejam crescer. Portanto, se um gerente quer ter uma ideia de quantos clientes poderiam estar fechando mas não o fazem por falta de atendimento, é possível aplicar o filtro para verificar quantos contatos estão sem atendimento agendado.

Screen Shot 2016-06-15 at 4.31.54 PM

Filtro #2 – Clientes sem interação há mais de X dias: Esse filtro é poderosíssimo para a gestão de equipes. Com ele, é possível visualizar quais clientes não recebem um contato, seja e-mail, ligação ou visita, de alguém da sua equipe há mais de X dias. O número de dias será o que você determinar.

Assim como no primeiro exemplo que trouxemos, essa falta de contato é um diferencial para as vendas da sua equipe. Deixar um cliente sem atendimento é não criar um relacionamento, que é a premissa do uso de um CRM.

Screen Shot 2016-06-15 at 4.32.37 PM

Filtro #3 – Clientes sem recorrência de compra: Esse filtro é outra forma de ter controle sobre a frequência de compras dos clientes e conseguir pensar em abordagens para diminuir o tempo que ele leva ao conhecer a empresa e fechar negócio. Assim como vários outros filtros, este é importante para conseguir ter uma ideia melhor do que pode ser aperfeiçoado no processo de vendas da sua equipe.

*Filtro #4: Motivo da perda: *Reunião no fim de mês sempre é uma oportunidade de questionar porque algumas vendas não foram bem sucedidas. De cabeça fica difícil lembrar ou “adivinhar” o que aconteceu com aquele cliente que acabou não comprando.

Mas, com o Moskit você cadastra os principais motivos de perda que costumam ser falados para seus vendedores (preço, concorrência, etc) e toda vez que for perder um negócio dentro do CRM, marcará a razão pela qual a venda não deu certo.

Screen Shot 2016-06-16 at 8.10.39 AM

Problemas que aparecem no trabalho do vendedor

Vendedor que precisa analisar como estão seus contatos: É possível atribuir o responsável e assim conseguir filtrar por vendedor e separar assim os contatos por membro da equipe comercial. Algumas sugestões do que pode ser feito nesse caso:

*Filtro #1 – Clientes que fecham negócio essa semana: *Interessante saber para quando estão agendados fechamentos dos seus clientes, justamente para poder acompanhar mais de perto.

Filtro #2 – Clientes com atividades marcadas para amanhã:  Quer estar preparado para o atendimento que terá no dia seguinte? É possível visualizar todas as atividades marcadas, assim já consegue preparar um atendimento de qualidade, pensar em perguntas que têm poder de conversão para os clientes indecisos e não depender do cliente ligar para lembrar uma reunião, como sabemos que acontece.

*Filtro #3 – Origem: *Para alguns modelos de negócios é fundamental saber qual a origem daquele contato. Se você está fazendo uma campanha e quer saber quem está vindo daquele investimento, por exemplo, é só aplicar o filtro de origem com o nome da campanha que você estiver registrando os contatos.

*Filtro #4 – Quantas atividades estão em seu nome: *Se o vendedor está em dúvidas sobre quantas atividades estão em seu nome, basta usar o filtro que mostra o responsável pela atividade.

*Filtro #5 Responsável pelo contato/negócio/empresa: *Esse filtro pode ser aplicadotanto por um gerente quanto por um vendedor. Para saber quem é o responsável por um contato, negócio ou empresa e assim ver também quem tem direito à comissão daquela venda quando realizada.

Por meio da filtragem de contatos conforme o que se procura, é possível ter informações precisas da sua base de clientes e assim traçar estratégias que serão colocadas em prática de acordo com os objetivos e as metas da empresa.

Assim, um CRM torna-se mais do que um software de gerenciamento de vendas, é o braço direito de toda equipe que deseja aumentar as vendas e alcançar mais resultado.

Existem possibilidades de aplicação de filtros para inúmeras situações quando as necessidades são diferentes. Costumamos dizer que os filtros são precisos e são uma arma poderosa que o Moskit traz para os usuários. Opte por um CRM que entrega a possibilidade de mesclar diversos filtros e tenha mais resultados nas suas vendas.

Screen Shot 2016-06-15 at 4.52.06 PM

Por meio deles você tem controle dos seus contatos e consequentemente do que pode ser mudado para otimizar as vendas

Filtros poderosos

O poder dos filtros está em todos detalhes que eles mostram conforme a pesquisa que é feita, por isso é tão importante usá-los.

Você não deixa de ter uma resposta que está buscando dentro do seu CRM porque tudo está ali, basta aplicar o filtro.

A falta de informação, vilã de muitos gestores e equipes, é corrigida sem grandes dificuldades com o uso da ferramenta certa.

Se você quer ver na prática como o Moskit pode te ajudar, comece hoje mesmo o teste grátis!E não esqueça, se gostou do conteúdo ou tem alguma sugestão, conta pra gente nos comentários.